domingo, 20 de setembro de 2009

FEIRA MULTIDISCIPLINAR

No último dia 17 de setembro, os alunos participaram da feira multidisciplinar onde todos os trabalhos desenvolvidos tiveram como ponto de partida as viagens de estudos realizadas desde o começo do ano nas regiões do Ribeirão da Ilha (cultura açoriana), UDESC (espaço onde os alunos pesquisram sobre a cultura africana), São Miguel (aldeia indígina), e São Pedro de Alcântara (cultura alemã). Aspectos como a culinária, vestimenta, alimentação, esportes foram pontos destacados pelos trabalhos. A presença de pais, alunos, professores prestigiando as apresentações também merecem destaque. Atividades assim contribuim para o aprendizado, pois os alunos podem vivenciar um pouco mais sobre as diferentes culturas o que só vem contribuir para o crescimento de todos.


Parabéns, vocês foram o máximo!

SÓ TENHO QUE AGRADECER

Obrigado a todos pelas visitas, palavras amigas dos comentários; onde as vezes recebo puxões de orelha. Mas são coisas assim que vão fazer esse espaço crescer. Aproveito para me desculpar, pois ainda estou iniciando e como já citei, na vontade de acertar, acabo cometendo alguns erros. Estou buscando melhorar sempre.
Obrigado mesmo!
Chegamos a mais de 3120 visitas, fico feliz em poder ser útil de certa forma.
Abraços!
Sidney José Setúbal (profesidney)

PLANEJAMENTOS

PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO

TEMA: REFORMA E CONTRA REFORMA
OBJETIVO: Expor aos alunos as causas que levaram à Reforma protestante, apresentando aspectos da Reforma de Lutero, assim como as consequencias desse movimento acarretando na Contra Reforma.

PROCEDIMENTOS: Criação de tabela montando esquema para que seja montado com os alunos, ressaltando as causas dos movimentos reformistas. Traçar relações entre o desenvolvimento da imprensa e a expansão do protestantismo.

SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO

TEMA: PERÍODO ENTRE GUERRAS
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os motivadores da Primeira e Segundo Guerra, as potências que mais se destacaram ou foram prejudicadas. Ressaltar os antecedentes que deram condições para que os regimes totalitários emergissem.

PROCEDIMENTOS: Aulas expositivas com fragmentos de vídeos destacando estratégias de guerra e sentimentos envolvidos no período

TERCEIRÃO

TEMA: A UNIÃO SOVIÉTICA E O FIM DO SOCIALISMO EUROPEU

OBJETIVO: Apresentar aos alunos aspectos da queda do regime socialista na União Soviética e em países satélites.

PROCEDIMENTOS: apresentar aos alunos as principais características da política adotada por Stalin , destacando os planos quinquenais para a economia e transformações sofridas no Partido Comunista e no Estado soviético.

sábado, 19 de setembro de 2009

Estamos vivendo num mundo onde muito se questiona sobre o espaço escolar, as posturas dos alunos, como as aulas são vistas pelos pais, alunos,pela escola...a cada dia que passo dentro dos colégios, mais me convenço que as crianças e os jovens adoram as escolas, o que não “curtem” muito (rsrs me permitem falar assim) são as aulas... dessa forma nos professores (educadores) temos que sempre que possível nos inserirmos e buscarmos novas formas de avaliação, aulas, afim de fazer com que nossos alunos, se interessem pelo conhcecimento e se preocupem com seu futuro. Assitindo a uma belissima palestra proferida pela professora Vania Bittencourt que postarei alguns slides utilizados pela mesma, me deparei com um tema no mínimo pertinente, onde foi citado uma propaganda. A mesma nos faz pelo menos refletir sobre a maneira que estamos encarando alguns valores? Será que alguns pontos não estão sendo banalisados? No evento, um dos organizadores fez a leitura da seguinte frase que tomarei a permissão de citar, mesmo não sabendo o autor: Estamos preocupados com o futuro do meio ambiente para nossos filhos, mas estamos preparando nossos filhos para o meio ambiente? Não pretendo aqui fazer julgamentos, mas quem sabe levantar alguns pontos que nos levem a buscar atitudes mais dignas e que nos levem a uma vida melhor.

sábado, 12 de setembro de 2009

LEMBRETE AULA TERCEIRÃO

Durante aula na turma de Terceirão, abosrdamos sobre a chegada do europeu na América e a forma como se deu o cantato com os ameríndios. Continuando nas abordagens chegamos as mudanças na forma de colonização chegando a neo colonialismo e imperialismo. A temática final da aula foi sobre os motivos e consequencias da I Guerra Mundial.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MAIS UMA DO DITADOR ADOLF HITLER


Livro diz que verdadeiro criador do Fusca era judeu


Ferdinand Porsche pode não ser o verdadeiro criador do Fusca. Segundo o historiador holandês Paul Schilperoord, que acaba de lançar um livro intitulado Ware Verhaal van de Kever (A Verdadeira História do Fusca), quem teve a idéia de criar um automóvel pequeno, com motor traseiro, suspensão independente e uma carroceria arredondada, completamente diferente dos carros da época, foi um engenheiro e jornalista húngaro, chamado Josef Ganz.
Uma versão chegou a ser fabricada por uma pequena indústria alemã, denominada Standard Fahrzeugfabrik. De acordo com o livro, Ganz, que inclusive havia chamado seu carro inicialmente de Maikäfer - na Alemanha, o Fusca ganhou o apelido de Käfer(besouro)-, tentou inutilmente obter apoio financeiro para produzi-lo em grande série, ao mesmo tempo em que publicava vários artigos propondo uma revolução no design automotivo e criticando os pesados e inseguros carros da época. Desagradando aos grandes fabricantes e, por ser judeu, ele acabou sendo preso pela Gestapo, polícia secreta nazista, devido a uma acusação forjada de chantagem.
Libertado, Ganz mudou-se para a Suíça, onde continuou tentando sem sucesso produzir seu carro – o projeto chegou a ser roubado pelo próprio governo suíço. A idéia do engenheiro húngaro, na mesma época, teria chegado ao ditador Adolf Hitler que, entusiasmado e desejoso de motorizar a população alemã, encarregou Ferdinand Porsche de sua concretização, obviamente ocultando a autoria do projeto inicial por um judeu. A Standard Fahrzeugfabrik, coincidentemente, foi proibida de usar o nome Volkswagen, carro do povo, na promoção de seu automóvel.
Após a Segunda Guerra Mundial, Ganz tentou durante vários anos provar na justiça seus direitos sobre o Fusca. Ele acabou indo morar na Austrália, onde trabalhou na Holden (hoje parte da GM), falecendo pobre e sem chegar a ser reconhecido, a não ser por um restrito número de designers e engenheiros. Embora sua história não fosse desconhecida, o livro de Schiperood é o primeiro inteiramente dedicado a ela e está sendo cogitado para servir de base para um futuro filme.
A história de Ganz pode ser encontrada, em detalhes, no site http://autoestrada.uol.com.br/%20http:/www.ganz-volkswagen.org%20, em inglês.
Matéria extraída site uol/09/09/09

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PLANEJAMENTO DE AULA

PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO

Temática: A transição do feudalismo para o modernismo
O capitalismo e a formação das monarquias nacionais
Objetivos: mostrar aos alunos toda a mudança ocorrida principalmente na europa em relaçào aos modos de produção e as relações comercias da Europa com o Oriente
Procedimentos: aulas expositivas e uso de slides via data Show (power point)
SEGUNDO ANO ENSINO MÉDIO

Temática: Primeira Guerra Mundial e Período Entre Guerras
Objetivos: levar os alunos a perceberem que os antecedentes da Guerra se acirraram com o passar dos dias. Mostrar que a busca de materias primas e mercados consumidores eram uma nova forma de colonização, onde muitos entendem como neocolonialismo. Levantar reflexões sobre os acontecimentos depois da Primeira Guerra, em especial as práticas adotadas pelos Estados Unidos da América e o Tratado de Versalhes que fez com que a Alemanha passasse a tormar atitudes que culminaram para o acontecimento da Segunda Guerra Mundial
Procediemntos: aulas expositivas com esquemas no quadro com slides via power point (data show) e vídeos com imagens da época

TERCEIRÃO
Temática: A unificação da Alemanha e Itália
Objetivos: Apresentar aos alunos os processos da unificação da Alemanha e Itália e suas consequências
Procedimentos: 1 - descrever como era a organização da região norte da península e as características do acentuado desenvolvimento industrial e comercial na Itália, destacando o reino de Pimente-Sardenha, considerado o marco inicial do movimento pela unificação 2 – Descrever as etapas da unificação dos Estados germânicos comandada por Bismark e os seguintes conflitos: Guerra dos Ducados, Guerra Austro Prussiana e Guerra Franco Prussiana.