terça-feira, 30 de julho de 2013

Desenho animado também conta História.

Antes de Oliver Hirschbiegel e Roland Emmerich, a Alemanha já teve um cineasta conhecido como o "Walt Disney alemão". O trabalho desse profissional do entretenimento é conhecido até hoje e foi marcante para a história do país. Só que, ao contrário do que pode parecer, o talento desse animador não foi usado para fins nobres - muito pelo contrário.
Quer saber mais?
Acesse o link:

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Conteúdos para Simulado e Trimestrais

Os alunos deverão se atentar que o simulado servirá também como forma de estudo e preparação para as avaliações Trimestrais.
Bons Estudos


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Atividade para Segundo Ano Ensino Médio Colégio Ceb

Imagem produzida com arquivos de domínio público
Essa atividade deve ser realizada individual e postada aqui no blog  até o dia 04/08.

Faça uma relação do Processo de Independência das Treze Colônias com o Processo de Independência do Brasil. Para isso, você deve acessar ao link do filme sobre a independência do Brasil e em sala estamos assistindo ao filme: O Patriota.
http://www.youtube.com/watch?v=X2WzdNbilis (O Patriota)
http://www.youtube.com/watch?v=cRuCgVOi3wo (Independência ou Morte)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Planejamento Colégio Ceb (01/07 a 12/07)

Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sexto Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Os gregos
Objetivos:
•             Descrever o processo de formação da Grécia antiga.
•             Caracterizar o período Micênico e o período Arcaico.
•             Interpretar a cultura grega.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Sétimo Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø  O Absolutismo
Ø  O mercantilismo             
Objetivos:
ü  Reconhecer o processo de formação das monarquias absolutistas europeias.
Reconhecer a expansão econômica ocorrida na época do absolutismo.
Caracterizar o mercantilismo.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Oitavo Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø  Revoltas e conflitos na colônia portuguesa
Ø  A independência das colônias da América espanhola
Objetivos:
ü  Identificar os conflitos que marcaram o período colonial.
ü  Reconhecer interesses que estavam em jogo nesses diversos conflitos.
ü  Identificar e debater os meios utilizados pela metrópole para reprimir as revoltas.
ü  Caracterizar o sistema colonial imposto pelos espanhóis às suas colônias na América.
ü  Distinguir os diferentes processos de independência vividos pelas colônias da América espanhola.
ü  Relacionar as dificuldades de desenvolvimento dos países latinos americanos à herança colonial.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Imagem retirada do link: http://africaeasia.webs.com/
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Nono Ano
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø  A descolonização da Ásia e da África.
Ø  O socialismo no mundo
Ø  Vargas: do afastamento ao retorno
Objetivos:
ü  Relacionar a situação atual dos países africanos e asiáticos a seu passado colonial.
ü  Reconhecer a descolonização da Ásia e da África como um processo de luta das populações por sua independência.
ü  Refletir sobre o avanço do socialismo no mundo.
ü  Reconhecer o imaginário social da época.
ü  Compreender os ideais socialistas e as dificuldades de implantação do projeto socialista.
ü  Relacionar as tensões políticas vividas pelo país nesse período ao definir uma plataforma de desenvolvimento.
ü  Reconhecer projetos e econômicos propostos para o Brasil na época.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Primeiro Ensino Médio
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø  A formação da Grécia antiga
Objetivos:
ü  Situar e caracterizar historicamente a formação da civilização grega.
ü  Caracterizar as sociedade minoica e micênica e o povo dórico.
ü  Relacionar a miscigenação étnica e cultural entre diferentes povos ao nascimento da civilização grega.
ü  Identificar o processo de formação das polis.
ü  Reconhecer as transformações da sociedade grega, ocorridas a partir do crescimento populacional e econômico da região.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Segundo Ensino Médio
Período: 01/07 a 12/07
Ø  Conteúdo Programático:
Ø  O lucrativo comércio de seres humanos
Ø  Escravidão e resistência
Objetivos:
ü  Identificar o tráfico negreiro como uma das atividades mais rentáveis da Idade Moderna.
ü  Identificar e criticar as justificativas para a existência da escravidão.
ü  Reconhecer que o comércio de escravos já existia na África antes da chegada dos portugueses a América.
ü  Reconhecer a escravidão no Brasil colonial.
ü  Caracterizar o cotidiano dos escravos na colônia portuguesa da América.
ü  Identificar a origem dos escravos africanos.
ü  Descobrir e reconhecer o legado e a influencia do negro na cultura brasileira.
Metodologia :
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com
Colégio Ceb
Disciplina de História
Ensino Fundamental II
Professor Sidney José Setúbal
Turma: Terceiro Ensino Médio
Período: 01/07 a 12/07
Conteúdo Programático:
Ø  A Segunda Guerra Mundial
Ø  A Guerra Fria
Objetivos:
ü  Identificar os fatores que desencadearam a Segunda Guerra Mundial.
ü  Reconhecer a importância do movimento de resistência na luta contra os regimes totalitários.
ü  Criticar o holocausto.
ü  Identificar as consequências da guerra.
ü  Conceituar a Guerra Fria.
ü  Reconhecer a corrida armamentista espacial.
ü  Relacionar implicações e consequências da Guerra Fria.
Metodologia:
Aulas expositivas
Slides e vídeos que são compartilhados via blog: profesidney.blogspot.com